fbpx Skip to main content

A centralidade das questões sociais e ambientais na economia é fato inegável. Governos e órgãos reguladores vêm tomando medidas para promover ações que atendam problemas socioambientais. Já empresas e investidores buscam oportunidades para alocar recursos em empreendimentos que pensem além do lucro.

E, nesse sentido, surgem os investimentos de impacto, que consideram os benefícios gerados pelas ações e soluções das empresas para a sociedade e o meio ambiente.

A seguir, vamos entender melhor os conceitos e o cenário atual no Brasil. Boa leitura.

Leia mais: Como promover a inovação na Amazônia?

O que é investimento de impacto?

Investimento de impacto é aquele que concilia o retorno financeiro com a geração de impactos positivos – normalmente, do ponto de vista socioambiental. 

Isso significa que os investidores têm buscado negócios cuja atuação vai além da busca pelo lucro, mas que se preocupam também nas consequências das suas atividades, tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas ao longo da sua cadeia. Trata-se, portanto, de ir além da análise risco + retorno, mas migrar para o tripé risco + retorno + impacto.

Nesse sentido, um investimento de impacto tem total relação com a bioeconomia. Isso porque, neste campo, as empresas são focadas em soluções e modelos de negócios que gerem algum ganho para a coletividade.

É o caso de empreendimentos que produzem soluções sustentáveis ou que promovam a inclusão socioeconômica de diferentes populações, por exemplo. Ou seja, são empresas que buscam resolver problemas relevantes que impactam a sociedade.

Aqui, vale fazer uma diferenciação entre investimento de impacto e investimento ESG.

No primeiro, como vimos, os investidores analisam os negócios do ponto de vista da sua atuação e dos problemas socioambientais que eles visam enfrentar. No outro, o foco está em analisar se aquela empresa segue as melhores práticas ambientais, sociais e de governança nas suas operações.

Além disso, enquanto o ESG busca a mitigação de riscos nos seus três pilares, o investimento de impacto preconiza a mensuração desses impactos 

Por que investir em negócios de impacto?

Segundo o Global Impact Investing Network (GIIN), estima-se que o mercado global de investimentos de impacto valha mais de US$ 1 trilhão. E, claro,  uma oportunidade deste porte atrai a atenção de mais investidores.

A busca cada vez maior por investimentos que aliem o impacto ao retorno e ao risco levou ao surgimento de novos produtos financeiros. Títulos verdes, títulos de impacto e fundos de crédito são alguns exemplos de produtos que abrangem empresas que atendam aos critérios de geração de impacto socioeconômico positivo.

Na esteira desse movimento, governos de todo o mundo têm buscado promover os investimentos de impacto.

Um exemplo é o Plano de Ação para Finanças Sustentáveis da União Europeia. O objetivo é direcionar capital privado para essas empresas, em uma tentativa de alinhar o setor financeiro aos novos tempos e às novas demandas.

Esse contexto é importante para entendermos o potencial do investimento de impacto para as empresas. A adoção de medidas socioambientais positivas abre oportunidades de obtenção de recursos.

Dessa forma, permite que soluções inovadoras e potencialmente benéficas para o meio ambiente e para a sociedade tenham mais chances de sucesso e tenham seus impactos potencializados.

E os ganhos vão além da própria empresa e dos seus investidores. Com as urgências globais, sobretudo em relação ao clima, iniciativas que ajudem a valorizar a natureza preservada e gerar oportunidades e melhores condições para as pessoas são fundamentais.

Leia mais: Oportunidades na bioeconomia para empresas tradicionais

Qual o cenário do mercado de investimento de impacto no Brasil?

No Brasil, o relatório Investimentos de Impacto no Brasil – 2021, do Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), mostrou que há mais de R$ 18,5 bilhões em ativos sob gestão em investimentos de impacto.

O relatório destaca que setores como agricultura, educação, saúde e biodiversidade e conservação foram alguns dos mais procurados pelos investidores.

Um exemplo: o documento mostra que, no período analisado, mais de 70% dos investidores alocam recursos em negócios de impacto com foco nas mudanças climáticas.

Dados como esses mostram que há, no Brasil, um potencial latente para o florescimento de novos empreendimentos de impacto. A biodiversidade e as necessidades brasileiras precisam de soluções que as impacte positivamente – e há recursos e oportunidades para serem investidos nelas.

Veja como early movers já estão se beneficiando com investimentos em negócios de impacto.