fbpx Skip to main content

O desenvolvimento de uma estratégia ESG (Environmental, Social, and Governance) está se tornando cada vez mais essencial para as empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade social.

Elaborar uma estratégia ESG para empresas envolve integrar práticas ambientais, sociais e de governança nas operações diárias e na cultura corporativa, visando não apenas o cumprimento de regulamentações, mas também a criação de valor a longo prazo. 

Este processo exige uma análise cuidadosa dos impactos organizacionais nesses três pilares e o desenvolvimento de ações concretas para melhorar o desempenho e a transparência em cada área.

Neste artigo, saiba o que considerar na construção de uma estratégia ESG robusta, como elaborar e acompanhar esse processo de forma adequada no seu negócio e o papel das parcerias para alcançar os objetivos estratégicos de ESG. Confira!

Leia também: Ações práticas de responsabilidade ESG que sua empresa deve ter

O que considerar na construção de uma estratégia ESG robusta

O principal elemento de sucesso de uma estratégia ESG é sua aderência à realidade do negócio, pois garante que as iniciativas sejam relevantes, práticas e alinhadas com as operações e valores da empresa

Isso facilita a implementação, engaja os colaboradores e stakeholders e aumenta o impacto positivo, tornando as ações mais eficazes e sustentáveis a longo prazo.

Um excelente caminho para implementar uma estratégia ESG assertiva, é através da dupla materialidade: financeira e de impacto

Quando falamos de materialidade financeira, olhamos para aspectos que afetam a empresa de fora para dentro, como condições macroeconômicas, variações cambiais, concorrência e riscos de eventos climáticos extremos. 

Estes fatores podem ser identificados por meio de uma análise das operações e do relacionamento comercial da organização com o mercado.

Já a materialidade de impacto foca em como as atividades da empresa afetam fatores externos, como aspectos ambientais e sociais. Alguns destes impactos podem ser intangíveis, e ser capaz de mensurá-los, portanto, pode ser desafiador. 

Por exemplo, uma geradora de energia hidrelétrica depende do regime de chuvas e do nível dos reservatórios, que podem ser afetados por outras formas de utilizar a água. Se mais água é direcionada para outros usos, ela estará  disponível em menor quantidade para gerar energia. 

Com isso, a empresa deve identificar que o reservatório é essencial para sua operação e reconhecer que isso pode ser impactado por fatores externos, como projeções climáticas e uso da água por concorrentes. 

Assim, uma estratégia ESG pode ser entendida sobretudo como um instrumento de gerenciamento de riscos.

Por último, mas não menos importante, o especialista da Jornada Amazônia, Eduardo Fronza, destaca que também é importante avaliar os pontos que são relevantes para os stakeholders. 

“Esses pontos costuram o que seria relevante para a empresa considerar ao desenhar sua própria estratégia, identificando os elementos de materialidade. A organização deve escolher suas prioridades para desenvolver o planejamento, incluindo planos de ação, planos de comunicação e gestão”, explica Eduardo. 

Baixe o e-book: A floresta em pé e a bioeconomia na Amazônia

Como elaborar e acompanhar a estratégia ESG adequada para sua empresa 

Para que a estratégia ESG esteja alinhada à realidade da organização, é essencial que ela seja desenhada incluindo diferentes áreas da organização

Embora a elaboração da estratégia geralmente seja responsabilidade da área de sustentabilidade, a equipe deve escutar e envolver diferentes setores como por exemplo operações, marketing, vendas, garantindo que a estratégia reflita diversas percepções e seja efetivamente incorporada e capitalizada. 

Já a aprovação final da estratégia ESG da empresa cabe à diretoria, que muitas vezes pode estar envolvida ativamente no processo de elaboração. 

É também desejável que a estratégia ESG esteja integrada com o planejamento estratégico da empresa, geralmente definido para um período de 3 a 5 anos. Ao longo deste ciclo é importante ter um acompanhamento contínuo do conjunto de ações empregadas para alcançar os objetivos definidos, e respectivos resultados alcançados, de modo que possam ser feitos ajustes conforme necessário.

Isso nos leva a outro fator primordial para o sucesso da estratégia ESG, que é definir KPIs (do inglês Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Desempenho) para os objetivos estratégicos definidos e monitorá-los constantemente, permitindo avaliar a eficácia das ações implementadas.

Os indicadores variam conforme a estratégia adotada pela empresa, refletindo suas prioridades e metas específicas. 

Além disso, é essencial ter planos de comunicação voltados aos principais stakeholders, garantindo que investidores, clientes e outros públicos relevantes estejam informados e engajados com a estratégia ESG. 

Isso fortalece a transparência e o alinhamento com as expectativas desses públicos, facilitando a gestão de riscos e oportunidades.

O papel das parcerias para alcançar os objetivos estratégicos de ESG

Parcerias são fundamentais para que a organização consiga alcançar seus objetivos estratégicos de ESG. 

Essas alianças permitem o compartilhamento de recursos, conhecimentos e experiências que são essenciais para abordar desafios complexos de sustentabilidade de forma eficaz.

A Jornada Amazônia se destaca como uma parceira de excelência no mercado por trabalhar com perfis de negócios que endereçam diferentes áreas de materialidade, podendo se integrar substancialmente à estratégia ESG de cada organização. 

A Jornada Amazônia disponibiliza programas que apoiam empreendedores da bioeconomia e oferece um extenso portfólio de soluções. 

Isso não só amplia o acesso a inovações sustentáveis, mas também fortalece a capacidade da organização de promover práticas ambientais, sociais e de governança essenciais para seu compromisso com a sustentabilidade corporativa.

A Jornada Amazônia oferece duas importantes iniciativas voltadas para grandes empresas interessadas em fortalecer suas práticas ESG: o Sinergia Investimentos e o Amazônia Business Club

O Sinergia Investimentos é uma plataforma que conecta investidores a oportunidades de negócios sustentáveis na Amazônia, promovendo o financiamento de empreendimentos que contribuem para a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da região. 

Ao participar do Sinergia Investimentos, as organizações acessam opções de investimento alinhadas com seus objetivos ESG e fortalecem a sustentabilidade em suas cadeias de valor.

O Amazônia Business Club é uma iniciativa para empresas que desejam se posicionar estrategicamente em questões climáticas, de impacto positivo e economia verde.

Coordenado pela Fundação CERTI, o clube constrói relacionamentos de impacto, com acesso a serviços e benefícios exclusivos, para empresas inovadoras, codesenvolvedoras e investidoras visionárias.

Quer entender como as soluções da Jornada Amazônia podem contribuir para a estratégia ESG da sua empresa? Conecte-se com a equipe do Amazônia Business Club!