A nova realidade mundial exige das empresas uma atuação mais consciente e conectada com o que acontece ao seu redor. Mais do que isso, essas demandas fazem com que novos modelos de negócios sejam pensados com seu core business voltado para atender necessidades sociais e ambientais. São os chamados negócios de impacto.
A seguir, vamos entender melhor sobre esse tipo de empreendimento e quais pontos devem ser levados em consideração para criá-los. Boa leitura!
O que são negócios de impacto?
Negócios de impacto são aqueles que têm como atividade principal o desenvolvimento de soluções (produtos, serviços e/ou modelo de negócio) para problemas sociais e ambientais.
Esse tipo de negócio segue a lógica de mercado, isto é, são empresas que buscam o lucro e operam em um modelo financeiramente sustentável. Além disso, são comprometidos com os impactos que geram (por meio da mensuração e acompanhamento).
Existem quatro pontos principais que caracterizam negócios de impacto. São eles:
Intencionalidade na resolução de um problema
A empresa deve ter como missão/propósito a resolução de um desafios que aflige a sociedade e/ou o meio ambiente. Isso está muito alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Solução como atividade principal
O core business do negócio é a geração de impacto socioambiental. Ou seja, a solução criada para resolver um problema é também o que vai gerar receita para a empresa. Não se trata, portanto, de uma atividade pontual.
Busca pelo lucro
Negócios de impacto visam o retorno financeiro, orientando-se pela lei da oferta e da demanda e buscando a geração de receitas por meio da venda de um produto ou da prestação de um serviço. Eles não dependem de subsídios, mesmo que possam recebê-los.
Monitoramento do impacto
Não basta buscar um impacto positivo, é preciso ter compromisso com o acompanhamento desse impacto, mensurando e entendendo como ele se reflete na sociedade (sobretudo nas classes menos favorecidas) e no meio ambiente.
Por fim, todos os negócios de impacto se caracterizam por um trabalho em rede, no cuidado com a cadeira produtiva, na articulação com políticas públicas e em questões como o combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão.
Leia mais: 3 dicas para desenvolver um empreendimento sustentável
Como montar um negócio de impacto?
É importante destacar que negócios de impacto devem combinar todas as características acima. Isto é, não se deve considerar apenas os benefícios que eles podem gerar em termos de sustentabilidade ambiental e impacto social; é fundamental pensar na viabilidade financeira da empresa de acordo com as demandas do mercado.
Felizmente, existem algumas dicas que podem facilitar o caminho para a criação de um negócio de impacto. Destacamos:
Escolha uma demanda de mercado
Como vimos, uma das características fundamentais de negócios de impacto é ter como seu core business a solução de algum problema que aflija a sociedade ou o meio ambiente.
Nesse sentido, é importante que a empresa defina qual demanda atender e que tipo de produto ou serviço vai oferecer para gerar impactos positivos. Para isso, é importante conhecer a fundo o problema que se pretende resolver. O foco deve ser sempre melhorar a vida das pessoas, seja por meio de uma atuação voltada para o social ou por meio da preservação do meio ambiente.
Defina um processo produtivo sustentável
Sustentabilidade é um termo que abrange muito mais do que a questão ambiental. Negócios de impacto também devem ser sustentáveis do ponto de vista financeiro.
Portanto, cabe às novas empresas definir processos produtivos que não sejam apenas benéficos para o meio ambiente, mas que também sejam viáveis, escaláveis, lucrativos e rentáveis. É isso que vai garantir que sejam economicamente sustentáveis.
Leia mais: Semana do Meio Ambiente: conheça startups com soluções sustentáveis
Envolva a comunidade local na produção
Sobretudo no escopo da bioeconomia, os negócios de impacto socioambiental devem, sempre que possível, integrar e valorizar as comunidades locais nos seus processos produtivos. Trata-se de gerar valor, oportunidade e renda.
No caso de empreendimentos que atuam na floresta amazônica, por exemplo, essa também é uma oportunidade para aprender e absorver os conhecimentos ancestrais dessas comunidades e da sua relação com os ecossistemas do local.
Use insumos regionais
Na mesma linha, valorizar as populações locais e integrá-las ao processo produtivo passa também pelo uso de insumos regionais. Essa medida, alinhada à bioeconomia, ajuda a dar e gerar valor a partir da biodiversidade e alterar a lógica produtiva vigente que foca em monoculturas e apenas em cadeias consagradas.
Crie conexão com outros negócios
Como comentamos, uma das bases de negócios de impacto é seu trabalho em rede e a valorização de todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva. A conexão com diferentes atores do mercado é fundamental para criar um ecossistema que permita à empresa deslanchar e se consolidar como modelo de negócio inovador.
A Jornada Amazônica possui programas para capacitar e orientar novos negócios de impacto na floresta. Uma dessas significativas é o Seringô Encauchados, que compartilha inovações e processos produtivos com as comunidades locais para gerar renda e oportunidades.
Acesse nosso post e veja como a cooperativa usa tecnologia social para criar uma linha de produtos sustentáveis!