fbpx Skip to main content

Os desafios do século 21 colocam a preservação da Amazônia no centro dos debates. É preciso mudar a lógica atual, tornando a floresta preservada mais valiosa e rentável do que derrubada.

A criação de ecossistemas de inovação é um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. Por meio do empreendedorismo de impacto, é possível aproveitar o potencial da diversidade amazônica e valorizar as cadeias produtivas locais.

E para alcançar esse objetivo, iniciativas como a Jornada Amazônia são essenciais. A seguir, vamos conhecê-la melhor e ver como ela colabora para a geração de valor e para a competitividade da floresta em pé. Boa leitura!

O que é a Jornada Amazônia e qual o seu propósito?

A Jornada Amazônia é uma iniciativa para o desenvolvimento de talentos e de empreendimentos de impacto socioambiental que, por meio da inovação, ajudam a gerar valor para a floresta em pé e suas comunidades e, assim, colaborar para sua preservação.

Existem muitos debates em relação ao potencial da bioeconomia como promotor de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Isto é, um desenvolvimento que gere valor para a floresta em pé e valorize seus benefícios para todo o planeta.

Nesse sentido, a criação de um ecossistema de inovação se mostra fundamental. Nele, é preciso que atuem os mais diversos atores, como incubadoras, aceleradoras e outros mecanismos de apoio a empreendedores e start-ups com propostas inovadoras.

O que se busca são empreendimentos de impacto, que ofereçam produtos, serviços e modelos de negócio baseados na sociobiodiversidade da região, trazendo, assim, oportunidades para o fortalecimento dessas iniciativas.

No entanto, mesmo que muitos desses atores já estejam presentes na floresta, eles esbarram na ausência de um pipeline de negócios inovadores capazes de dar escala e competitividade à economia da floresta.

Sendo assim, é preciso fomentar este ecossistema de inovação e impacto na região. E isso se dá a partir da ampliação desse pipeline. É isto que a Jornada Amazônia se propõe a fazer.

Trata-se de fortalecer os empreendimentos conectados às cadeias da bioeconomia nos estados amazônicos. Isso envolve as mais diversas etapas: desde o estímulo à cultura empreendedora na região à originação e fortalecimento de start-ups e mecanismos; da melhoria das conexões entre os atores da base da cadeia e o mercado à ativação do ecossistema de inovação local.

A Jornada Amazônia é estruturada com base em três programas – que conheceremos a seguir –, que são mecanismos que auxiliam nesse processo. A ideia é conectar empreendedores a oportunidades de negócio, nutrindo a inovação com base na bioeconomia.

Leia mais: Como a Jornada Amazônia ajuda a fomentar inovação nas cadeias da bioeconomia

Quais são os programas oferecidos pela Jornada Amazônia?

A Jornada Amazônia foi elaborada considerando a jornada do empreendedor. Seus programas foram elaborados desde a concepção da ideia de negócio até a escalada da startup.

Como vimos, atualmente, a Jornada possui três programas ativos: Gênese, Sinapse Bio e Sinergia. Vamos conhecer os programas da Jornada Amazônia:

Gênese

O Gênese é um programa gratuito que visa despertar talentos para inovar na Amazônia e aprender sobre empreendedorismo de impacto e bioeconomia.O papel do Gênese é conectar amazônidas e promover trocas, além de incentivar o surgimento de boas ideias que possam se tornar soluções ou futuramente negócios de impacto aliados à floresta.

Para isso, o programa é estruturado em ciclos temáticos semanais, que têm o objetivo de promover a conexão entre pessoas, ideias e conhecimentos sobre estratégias de valorizar a floresta em pé. Dentro de uma comunidade virtual, o programa incentiva a inovação, a colaboração e a cultura empreendedora, base para desenvolvimento de um ecossistema de inovação e da bioeconomia da região amazônica.

Pode participar do Gênese qualquer pessoa com mais de 16 anos de idade e que possua endereço em algum dos nove estados da Amazônia Legal. Todas as etapas são gratuitas.

Sinapse Bio

O Sinapse Bio é um programa de pré-incubação voltado a estimular a criação de empreendimentos de impacto e startups com foco na bioeconomia e que contribuam com a competitividade da floresta em pé. Isso é feito sem perder de vista a escalabilidade do negócio.

Seguindo a trajetória a partir do Gênese, o Sinapse Bio quer transformar as ideias em empreendimentos. Para isso, o Sinapse Bio oferece capacitação, suporte e recursos financeiros para concretizar e formalizar os negócios.

O programa dá suporte para desenvolver o negócio em conjunto com os recursos recebidos, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, além de conexões com potenciais parceiros, clientes e investidores.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar do Sinapse Bio. Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), estabelecida e registrada em até 24 meses anteriores à data de publicação do regulamento, também estão aptas a fazer parte.

Conheça o Programa Sinapse Bio.

Sinergia

O Sinergia oferece suporte para melhorar as condições de performance de empresas já em operação ou atuação. O que se busca é aumentar a competitividade e a performance dos negócios inovadores da Amazônia.

Com o empreendimento criado, surgem os desafios de sobreviver ao mercado. Neste ponto, o empreendedor precisa de outros mecanismos que o ajudem. Para isso, o Sinergia propõe alavancar negócios ao promover conexões valiosas com o mercado, investidores, dinamizadores e outras organizações.

Vale destacar que não há necessidade de passar pelo Sinapse Bio para se chegar ao Sinergia. Isso porque não se trata de um processo linear, mas a Jornada Amazônia é pensada para atender a trajetória do empreendedor em qualquer etapa.

Isso posto, no Sinergia, a partir de um diagnóstico, é desenvolvido um plano de ação individual que prioriza as ações de apoio conforme necessidades e gargalos identificados em conjunto com cada empreendedor.

Ao longo do programa, os empreendimentos participam de capacitações com especialistas em diversas áreas e têm acesso a materiais individuais com profissionais de diferentes ecossistemas de inovação do Brasil.

Podem participar do Sinergia negócios com CNPJ constituído e/ou em operação nos estados da Amazônia Legal, que gerem valor para a floresta com produtos, serviços ou tecnologias. Preferencialmente, espera-se que eles já estejam realizando as primeiras vendas e em processo de validação de seu modelo de negócio.

Leia mais: 3 dicas para desenvolver um empreendimento sustentável

Quais os benefícios de participar de iniciativas da Jornada Amazônia?

Como pudemos ver, a Jornada Amazônia é uma plataforma completa que compreende toda a jornada do empreendedor. Ao longo dos três programas, os talentos e as empresas recebem todo o tipo de suporte que precisam para superar os desafios de tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios de sucesso.

Algumas medidas de apoio:

  • Atividades de autoconhecimento e cocriação de soluções inovadoras;
  • Mentorias (coletivas e individuais), assessorias especializadas e diagnósticos;
  • Workshops, palestras e outros tipos de conteúdo sobre gestão, vendas, impacto, marketing e outros temas relevantes para a formação do empreendedor;
  • Conexão com os principais atores do ecossistema de inovação (aceleradoras, financiadores, dentre outros parceiros);
  • Networking para divulgação e visibilidade da empresa;
  • Recebimento de recursos financeiros (inclusive não reembolsáveis).

Importante dizer que a Jornada Amazônia não é o único mecanismo dentro do ecossistema de inovação de apoio a esses empreendimentos. Existem outros atores.

Mas o diferencial da Jornada Amazônia é o seu olhar 360º, que entende todo o contexto, criando, de forma ampla, acesso a esses mecanismos a quaisquer empreendedores de qualquer lugar da floresta. Trata-se, então, de uma plataforma completa de empreendedorismo e inovação.

Para que a Jornada Amazônia funcione, é necessário fortalecer todos os outros mecanismos do ecossistema de inovação. Isso inclui incubadoras, aceleradoras, fundos de investimentos, mecanismos de formação, entre outros. A iniciativa atua de modo a completar (ou a ser complementada) a esses atores.

Por fim, é fundamental destacar que a Jornada Amazônia se propõe a ser um ator relevante para fomentar o desenvolvimento e potencializar a competitividade da floresta em pé, atuando como um elemento mobilizador do ecossistema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e saiba como participar!