A umgrauemeio é uma climatech brasileira, certificada como Empresa B, pioneira na identificação e prevenção de incêndios florestais e agrícolas e redução nas emissões de CO2, utilizando tecnologia e inteligência artificial em solução integrada de gestão, detecção e análise de risco, chamada Pantera.
Participante do programa Sinergia, a umgrauemeio se beneficia de conexões estratégicas e suporte especializado para fortalecer sua missão. Com o uso de tecnologias de ponta, é reconhecida por suas contribuições inovadoras para a prevenção de incêndios florestais.
Neste artigo, conheça a história da umgrauemeio, como funciona a inovação para detecção instantânea de incêndios florestais e sua experiência participando do programa Sinergia, da Jornada Amazônia. Continue a leitura!
Gestão de incêndios florestais: o problema que originou a umgrauemeio
De acordo com o “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou mais de 131 mil focos de incêndios florestais de janeiro a setembro de 2024. Esse é o maior número desde 2010, quando foram identificados 139 mil focos.
Esses incêndios causam a destruição de ecossistemas, perda de biodiversidade e a liberação massiva de dióxido de carbono, o que contribui para o agravamento das mudanças climáticas.
Além disso, as queimadas impactam diretamente a qualidade do ar, provocando problemas respiratórios nas populações próximas e prejudicando a economia local, especialmente em áreas rurais.
Em resposta a esses desafios, a umgrauemeio, climatech brasileira, comprometida em conter incêndios florestais e agrícolas, detectando focos de incêndio e o seu local em segundos,, tem desenvolvido soluções inovadoras para mitigar os impactos dos incêndios e reduzir os danos ambientais.
A empresa acredita que uma economia saudável está intrinsecamente ligada à preservação do meio ambiente e tem como propósito reduzir os danos causados por incêndios florestais, construindo um futuro mais sustentável para todos.
Com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em engenharia, ciência de dados, silvicultura e direito, a umgrauemeio tem se destacado globalmente.
O rápido crescimento da organização e seu compromisso com a proteção ambiental refletem a importância de suas inovações para enfrentar os desafios climáticos e promover a sustentabilidade.
Como funciona a tecnologia para detecção instantânea de incêndios florestais
A plataforma all-in-one, chamada de Pantera, atua de ponta a ponta, utilizando a velocidade e a capacidade da Inteligência Artificial como diferenciais, na identificação de focos de incêndio, em segundos, notificando os operadores do sistema e acelerando os protocolos de combate.
A partir do envio de imagens por câmeras de alta resolução instaladas no topo de torres de comunicação, identifica focos de incêndio de forma automática e notifica os operadores do sistema. Cada câmera tem a capacidade de detectar focos de incêndio em questão de segundos, com identificação do local do foco, acelerando os protocolos de identificação e combate, protegendo matas nativas, florestas e áreas de cultivo e trazendo mais segurança à proprietários e comunidade do entorno.
Elas possuem um alcance de até 20 km, identificam de forma instantânea focos de incêndio, diferenciando com precisão entre nuvens e fumaça.
Quando detectam uma possível queimada, a plataforma emite alertas imediatos para os celulares cadastrados, permitindo uma resposta rápida e eficiente para conter o fogo.
A cobertura das câmeras é de 360 graus, abrangendo áreas de até 120 mil hectares, o que garante uma vigilância extensa e contínua.
Além da detecção precisa, o sistema utiliza algoritmos avançados que evoluíram ao longo do tempo, aprimorados por milhões de imagens, para diferenciar com maior assertividade possíveis riscos.
Essa tecnologia também ajuda a prevenir ignições, ou seja, novos focos de incêndio, emitindo alertas baseados em fatores como temperatura, umidade do solo e proximidade de áreas de risco.
>> Baixe o nosso ebook e entenda o conceito de floresta em pé e qual sua relação com a bioeconomia.
Além da detecção: a gestão de incêndios florestais de ponta a ponta
Pantera, a plataforma da umgrauemeio, oferece uma solução completa para a gestão de queimadas nas florestas, incluindo várias camadas de prevenção e controle.
Entre seus recursos estão a análise de risco e detecção instantânea, baseadas em fatores ambientais como temperatura e umidade do solo, além de detecções satelitais para monitoramento em larga escala.
O sistema também simula a propagação do fogo, permitindo uma gestão estratégica dos recursos, alocando de forma eficiente equipes e equipamentos e priorizando as áreas mais críticas durante os incêndios.
Outro recurso da solução é o acompanhamento das emissões de CO2, possibilitando a emissão de alertas de desmatamento, reforçando a prevenção, contribuindo para a preservação ambiental e mitigação de desastres naturais.
A relação de parceria entre a umgrauemeio e a Jornada Amazônia
A umgrauemeio foi um participante do Sinergia, uma iniciativa da Jornada Amazônia estruturada para apoiar negócios inovadores com foco na preservação da floresta em pé.
O programa tem foco na bioeconomia e na manutenção da floresta em pé e oferece suporte customizado, incluindo mentorias e conexões estratégicas, para fortalecer o negócio e superar desafios.
Segundo Osmar Bambini, co-fundador e Diretor de Inovabilidade da umgrauemeio, a participação no Sinergia resultou em uma relação de cooperação contínua, reforçando a importância de parcerias de força para o desenvolvimento sustentável.
“Eu vejo o programa como mais do que uma ação pontual; é um movimento que realmente faz a diferença. Eles estão focados em algo muito importante e crítico que é como desenvolver a capacidade de negócios, logística, inteligência e financeira das pessoas que estão no coração da floresta”, afirma.
>> Gostou deste conteúdo e deseja conhecer mais sobre o programa Sinergia? Clique aqui!