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A Moma é uma empresa que conecta as riquezas da Amazônia ao cuidado pessoal, desenvolvendo cosméticos naturais que promovem uma experiência única de interação com a natureza.

Com uma abordagem sustentável, a Moma formula produtos com alta concentração de ativos fitoterápicos, garantindo resultados eficazes e respeitando o meio ambiente.

Seu objetivo é valorizar os recursos da floresta, apoiar as comunidades tradicionais e preservar os saberes ancestrais, gerando renda e mantendo os modos de vida locais.

A startup é participante do programa Sinergia, que proporciona apoio e mentorias para negócios inovadores, ajudando a Moma a enfrentar desafios e crescer de forma sustentável no mercado.

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A criação de uma marca de cosméticos naturais com impacto socioambiental 

A Moma Natural é uma marca de cosméticos naturais e soluções agroflorestais criada em 2016 por Vivian Yujin Chun. O processo começou com a curiosidade de Vivian pela saboaria artesanal, que a levou a estudar plantas e cosméticos naturais.

Inicialmente, era apenas um hobby, mas com o tempo e o apoio das pessoas, a Moma ganhou forma como negócio.

Hoje, a marca oferece uma linha de cosméticos veganos, entre sabonetes, xampus e condicionadores em barra, hidratantes, desodorantes, entre outros – feitos com ingredientes naturais – muitos deles provenientes da Amazônia – e embalagens sustentáveis.

O foco principal é impactar positivamente a saúde e o bem-estar de seus clientes, ao mesmo tempo em que promove práticas conscientes.

A Moma também reflete o amor de Vivian pela agricultura e sua experiência como agricultora, o que a fez compreender toda a cadeia produtiva de forma mais profunda.

Ela conta que o objetivo da Moma é oferecer produtos que cuidam do corpo, mas que também respeitam o meio ambiente, sempre com ética e propósito.

“Viver a agricultura me ensinou sobre os desafios reais de cultivar, estar na ponta da cadeia produtiva e lidar com o mercado e o clima. Quem está no campo tem o verdadeiro potencial de preservar, e essa vivência me deu uma compreensão do comércio ético e da importância dessas parcerias”, afirma.

Além dos cosméticos: os projetos de recuperação florestal da Moma

A Moma desenvolve projetos de agrofloresta com o objetivo de valorizar o trabalho dos agricultores e preservar o meio ambiente, unindo seus valores a um propósito maior.

A ideia central é pagar diretamente às comunidades tradicionais da Amazônia, que plantam, colhem e processam, reconhecendo a importância de quem está na base da cadeia produtiva.

Esse serviço promove uma troca de conhecimento e tecnologia, onde ambas as partes se beneficiam.

Leonardo Courtois Vidal, sócio fundador e advisor de cadeias produtivas da Moma, com sua formação em agroecologia, atua como facilitador dessa troca, contribuindo para o fortalecimento de práticas sustentáveis e da preservação das florestas.

Em 2024, a Moma ampliou seu impacto socioambiental, com o uso sustentável de 2.102.149 hectares de floresta, beneficiando 417 famílias, incluindo 91 mulheres.

Além disso, no seu processo produtivo, economizou 460,57 litros de água. A startup atua em 14 municípios em 7 estados, com 2 projetos socioambientais em andamento.

>> Leia também: Como a Jornada pode auxiliar no impacto empreendedor na Amazônia

A relação da Moma Natural com comunidades tradicionais da Amazônia 

A parceria da Moma com comunidades tradicionais surgiu com projetos como a consultoria no Oiapoque, ajudando na cadeia produtiva da mandioca e enfrentando desafios como pragas que afetam a segurança alimentar.

Além disso, a empresa participa de editais e projetos como o “Saúde e Alegria”, onde a empresa se candidatou para realizar um diagnóstico agroecológico e passou por um rigoroso processo de planejamento e execução. 

Segundo Vivian, esses projetos fortalecem o impacto socioambiental da Moma, enquanto as comunidades ganham inúmeros benefícios.

A empresa adota uma abordagem baseada em soluções naturais e co-criação com as comunidades envolvidas, garantindo que suas necessidades e desafios específicos sejam levados em consideração.

“O foco é na diversidade, pensando na floresta, com soluções baseadas na natureza e, sempre, em co-criação com a comunidade. Existe um momento de diagnóstico e escuta para entender o que eles buscam e quais são suas dores”, explica.

Como o Sinergia contribui para o desenvolvimento da Moma Natural 

Vivian comenta que a participação da Moma na Sinergia, da Jornada Amazônica, tem sido extremamente positiva e de muita ajuda.

“Esses encontros aceleram nosso conhecimento e agregam muito para quem está empreendendo uma jornada do zero. Temos que lidar com tudo, desde pessoas e sistemas a contabilidade, leis trabalhistas, marketing e comercial, especialmente no início, quando a equipe é enxuta”, comenta.

Ela reforça que, nessa fase inicial, a organização ainda está em um estágio onde gasta mais do que ganha, o que pode gerar certa ansiedade. Contudo, a presença de mentores e trocas com pessoas mais experientes tem sido fundamental para apoiar o crescimento da Moma.

O Sinergia é um programa voltado para impulsionar negócios inovadores que oferecem soluções capazes de contribuir com a bioeconomia da Amazônia, promovendo a competitividade da floresta em pé.

Com apoio customizado, o programa busca fortalecer esses empreendimentos por meio de conexões estratégicas e mentorias especializadas.

O programa Sinergia faz parte do propósito da Jornada Amazônia de  incentivar o desenvolvimento econômico e sustentável da região, mantendo a floresta em pé.

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