Em busca de garantir mais representatividade para o segmento e organizar interesses e demandas comuns, 25 marcas se uniram para criar a Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia. As empresas participantes representam diversas regiões da Amazônia Legal, e também diferentes setores, como alimentos e bebidas, cosmética, moda e acessórios.
“Começamos a nos reunir por entendermos que faltava uma melhor organização das pequenas e médias empresas que atuam com a sociobioeconomia na região”, aponta Paulo Monteiro dos Reis, da Manioca, Presidente da Associação. “A Associação vai nos ajudar a lidar melhor com desafios que são comuns nas nossas cadeias, e também permitir que esses pequenos e médios negócios participem mais ativamente dos debates sobre sociobioeconomia e sobre a criação de iniciativas nesse segmento. Queremos reter valor para a região amazônica, não ser apenas fornecedores de matérias-primas para outros territórios.”
Segundo Paulo, o estímulo às empresas de pequeno e médio porte é estratégico para o desenvolvimento da região amazônica. “Espalhadas pelo território, e trabalhando com diversos fornecedores, processos e tipos de produto, essas empresas permitem difundir o impacto econômico positivo por diversas cadeias, em vez de concentrar recursos em uma só instituição”, explica. “A Amazônia é uma região de diversidade: para o ecossistema, é melhor ter dez empresas diferentes faturando um milhão de reais cada do que uma empresa só faturando dez milhões. Além disso, as empresas menores normalmente também são mais ágeis e mais inovadoras; arriscando projetos e tecnologias que muitas vezes não são possíveis nas grandes companhias.”
Apoio da CERTI, via Jornada Amazônia
A criação da Associação teve o apoio da Fundação CERTI, via Jornada Amazônia, GIZ e Clua. As empresas que, inicialmente, fazem parte da Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia são Amazon Artesanal, Blaus Sorvetes, Soul Brasil, MOMA, Manioca, Amazonique, Terramazonia Superplants, Datribu, Luisa Abram, Na´Kau, Amazônia Smart Food, AMZ Tropical, Deveras Amazônia, Urucuna, Raízes do Açaí, Darvore, Sattva, Bossapack, Biozer/Simbioze, Mazo Mana, Jucarepa, Chiara Cruz e Horta da Terra. A diretoria é formada por Paulo Monteiro dos Reis (Manioca), Vivian China (Moma), Pricila Almeida (Amazônia Smart Food) e Valéria Mourão de Moura (Deveras Amazônia).