Conheça os 24 negócios do ciclo de suporte do Sinergia 2024.2, que geram valor para a floresta em pé

O novo ciclo de suporte do Programa Sinergia teve início na última segunda-feira (03/02) com um webinar de boas-vindas para os negócios inovadores selecionados na chamada 2024.2. Nesta edição, 24 negócios passaram a integrar o programa da Plataforma Jornada Amazônia, abrangendo seis segmentos econômicos: Alimentos e Bebidas (12); Agronegócio (4); Cosméticos, Perfumes e Pigmentos (4); Tecnologia da Informação e Comunicação(2); Embalagens (1), Fármacos e Fitofármacos(1). 

As empresas selecionadas atuam na Amazônia e estão distribuídas em 12 estados brasileiros. Os cinco estados com maior número de negócios aprovados no novo ciclo do Sinergia estão localizados na Amazônia Legal: Pará, Amazonas, Amapá, Maranhão e Tocantins. Onze dessas empresas já passaram pelo Sinapse Bio, programa da Jornada Amazônia de originação de novos negócios. Outro dado relevante nesta seleção é a forte presença feminina na liderança das equipes, com mulheres à frente de 70,83% dos negócios aprovados.

A maioria dos negócios está em fase de operação e desenvolve soluções diversas, que vão desde alimentos, cosméticos e insumos à base de ativos amazônicos até nanotecnologia, biotecnologia e produtos inovadores que valorizam a biodiversidade e ajudam a resolver desafios da região. Durante o ciclo de suporte, terão acesso a mentorias personalizadas, a uma rede de parceiros, maior visibilidade no ecossistema de inovação nacional e reforço em suas estratégias de impacto, entre outros benefícios.

Soluções estratégicas para a região amazônica

Entre as tecnologias selecionadas aparecem inovações como a desenvolvida pela Theoxingu Inovações Tecnológicas Ltda. A empresa otimiza o processo de fermentação e secagem de amêndoas de cacau com soluções automatizadas.

A MAÇAIX é uma startup que oferece açaí premium, com foco na preservação de seus nutrientes e na sustentabilidade, prevendo cultivo em áreas de reflorestamento e agroflorestais. A empresa processa o açaí em até 12 horas após a colheita, garantindo a qualidade e preservação dos antioxidantes da fruta. 

Outra inovação deste ciclo é o blend de algas amazônicas da Aqua Viridi, rico em ômega 3, que pode ser utilizado para enriquecer rações no setor agropecuário.

No campo da tecnologia, a Peephole desenvolve um sistema de monitoramento em tempo real para gestão de incêndios e identificação da fauna, uma ferramenta essencial para o contexto amazônico das queimadas. Já o Amazônia Stock é um banco de imagens produzido por fotógrafos amazônidas, ribeirinhos e indígenas, que propõe uma nova abordagem na representação da Amazônia, oferecendo conteúdos com uma imagem real da região, sem estereótipos.

Ainda neste ciclo, destaca-se iniciativas ligadas a comunidades indígenas. Uma delas é o Imeru Café, que produz um café especial 100% arábica — pouco comum na Amazônia. Cultivado de forma orgânica e agroflorestal na comunidade indígena Kauwê, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no extremo norte do Brasil, o projeto fortalece a autonomia indígena na cadeia produtiva do café, promovendo sustentabilidade e valorizando os saberes tradicionais.

A edição também inclui ainda negócios voltados para cadeias produtivas estratégicas da bioeconomia, como cacau e chocolates, frutas regionais, produtos à base de mel e até uma biofábrica de abelhas. 

 

Confira a lista dos negócios aprovados:

 

NOME DO NEGÓCIO UF SEGMENTO
Aequilibrium PA Cosméticos
Amazfruta PA Alimentos e Bebidas
Amazomel AM Alimentos e Bebidas
Amazônia Stock AM Tecnologia da Informação e Comunicação
Aqua Viridi AM Agronegócio
B.S Nanotec da Amazônia AM Fármacos e Fitofármacos
Barcalat PA Alimentos e Bebidas
Biofábrica de Abelhas na Amazônia AP Agronegócio
Cacauré PA Alimentos e Bebidas
Cacaus Biocosméticos SP Cosméticos
Encantos da Floresta AC Cosméticos
Franco Cacao RO Alimentos e Bebidas
Hidromel Uruçun da Amazônia PA Alimentos e Bebidas
Imeru Café RR Alimentos e Bebidas
LandPrint RJ Agronegócio
MAÇAIX SC Alimentos e Bebidas
Maniua PA Alimentos e Bebidas
Maranuts MA Alimentos e Bebidas
NanoAmazon Solutions MA Agronegócio
PEEPHOLE PR Tecnologia da Informação e Comunicação
Repelente Natural Cerrama TO Cosméticos
Sumano Ingredientes AP Alimentos e Bebidas
THEOXINGU INOVAÇÕES PA Alimentos e Bebidas
Ybirá Company Inova TO Embalagens

 

COMPARTILHE ESSE POST

Leia Mais no Blog

Nos últimos anos, a Amazônia registrou recordes de desmatamento. Embora este ritmo venha diminuindo em 2023, segundo dados do Imazon...

Investir em startups de impacto pode ser desafiador para grandes empresas, especialmente quando se trata da bioeconomia. A maturidade desses...

O uso de dados e algoritmos tem se mostrado essencial para a proteção da floresta amazônica. Tecnologias avançadas, como IA...

O conhecimento ancestral da Amazônia, fruto da interação milenar entre comunidades indígenas, tradicionais e o bioma, envolve práticas sustentáveis ​​de...