Vinte e duas empresas foram selecionadas para a edição 2023 do Sinergia, programa gratuito que busca aumentar a competitividade e a performance dos negócios inovadores com operação na Amazônia. Dezesseis das selecionadas são sediadas na Amazônia Legal, sendo Amazonas e Pará os estados com mais empresas participantes. Nesta edição, o programa contou com 127 inscritos.
A seleção conta com negócios inovadores que desenvolvem cosméticos e alimentos naturais a partir de insumos da floresta amazônica, de tecnologias para garantir transparência e rastreabilidade da cadeia, criadores de acessórios de moda produzidos a partir de biomateriais, produtores de móveis e de artefatos de madeira, entre outros.
O período de suporte do Sinergia irá de agosto até fim de novembro. Os negócios apoiados vão participar de capacitações com especialistas, ter acesso a mentorias com diferentes profissionais do ecossistema de negócios e inovação do Brasil e também terão apoio nas conexões com o mercado.
O Sinergia faz parte da Plataforma Jornada Amazônia, realizada e coordenada pela Fundação CERTI e Instituto CERTI Amazônia, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. O projeto busca criar e fortalecer um pipeline de startups para impulsionar o ecossistema empreendedor da região.
Empresas selecionadas para o Sinergia 2023:
- Btracer
- Amazon Artesanal
- Apoena Agroindústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Silvestres da Amazônia LTDA
- Igapo Alimentos
- Ju Carepa Confeitaria
- Mazô Maná
- Mombora
- Nuu Alimentos
- Selva e Paz
- Pupti Amazon Art
- Mahá Biocosméticos
- Toque Amazônico LTDA
- Urucuna Cosméticos e Artesanatos LTDA
- Academia Amazônia Ensina
- Hylaea Ibogaína Amazônica
- Ligna
- Apoena Industrial LTDA
- Bossapack Com. de Bolsas e Mochilas LTDA-EPP
- Yara Couro
- Certificação Molecular em Peixes Comerciais da Amazônia
- Barco Voador Engenharia e Desenvolvimento LTDA
- Ekilibre Amazônia