A inovação é uma das grandes chaves para o sucesso de um negócio no mercado. Mas para além de idealizações, é preciso trazê-la para o campo prático: o que é inovação e como é possível tirar boas ideias do papel para transformá-las em soluções transformadoras?
Este não é um processo simples e exige de quem empreende muita organização e a visão de que inovar tem a ver com gerar valor – interna e externamente –, o que exige um acompanhamento constante do que é criado e implementado.
A seguir, vamos entender melhor a importância da inovação para os negócios e o que precisa ser feito para que uma ideia se torne um produto, serviço ou modelo de negócio viável e sustentável. Boa leitura!
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O que e quais são os tipos de inovação
Muito se fala na importância da inovação, mas, antes de tudo, é preciso ter claro o conceito por trás desta palavra.
Inovar significa introduzir uma novidade. Pode ser um produto, um serviço, um modelo de negócio, uma ideia ou uma reformulação significativa deles.
Porém, ser algo novo não basta. A inovação também tem a ver com a geração de valor, tanto para a sustentação e consolidação da inovação proposta, quanto para quem é ou será afetado por ela (indivíduos, comunidades próximas ou a sociedade como um todo).
Importante dizer que uma inovação não necessariamente é tecnológica. Ela pode acontecer em diferentes segmentos de mercado ou áreas de uma empresa. Processos – no sentido do modo de fazer as coisas – também podem ser inovadores, por exemplo.
Dito isso, para inovar, é necessário uma mentalidade que proporcione e estimule ideias criativas e disruptivas, que resultem em soluções que atendam às demandas do mercado.
E vale apontar que nem toda inovação é igual. Existem diferentes formas de fazer isso. Destacamos as principais:
- Inovação incremental: acontece gradualmente, a partir de processos e conhecimentos que já são aplicados pela empresa. Trata-se de aperfeiçoar o que já está estabelecido. Isso pode se dar, por exemplo, pela introdução de novas tecnologias e pela otimização de rotinas para gerar mais produtividade e eficiência.
- Inovação radical: é um modelo mais disruptivo, que introduz mudanças mais significativas. Ao contrário da inovação incremental, parte-se de uma nova abordagem, alterando estratégias, metodologias, tecnologias e até mesmo o modelo de negócio. Geralmente, é da inovação radical que surgem os produtos e serviços mais transformadores.
A importância da inovação para o sucesso dos negócios
Quando falamos do meio empresarial, ainda mais em tempos de transformação digital, a inovação tornou-se um aspecto central para a competitividade e crescimento dos negócios.
O ato de inovar proporciona um diferencial competitivo que colabora para o estabelecimento de novos negócios no mercado, bem como para o destaque das empresas diante da concorrência. E em última instância, até mesmo para a sua sobrevivência.
A partir da inovação consegue-se gerar novas oportunidades de negócio, ampliar oferta de produtos e serviços, otimizar custos, entre outros ganhos que permitem acelerar o crescimento de empresas e garantir sua sustentabilidade.
Mas não só: a inovação também traz mais resiliência e capacidade de adaptação aos negócios – diante de contextos cada vez mais voláteis, isso é fundamental. E a demanda por inovação em empresas já estabelecidas também cria uma oportunidade para que essa solução inovadora seja oferecida por novos negócios, ou construída em conjunto com eles. Este é o conceito de inovação aberta.
Negócios originados ou imersos em uma cultura de inovação podem alçar-se ao papel de agentes transformadores do mercado, mas também da sociedade.
É o exemplo dos negócios de impacto dentro do contexto da bioeconomia. São empreendimentos cuja atividade principal é o desenvolvimento de soluções para atender problemas sociais e ambientais. Ou seja, seu modelo de negócio consegue, sem abrir mão de resultados financeiros, gerar efeitos positivos para além da própria empresa.
Por sua vez, os negócios que não inovam correm o risco de sumir, perdendo espaço e relevância no mercado, em razão de processos que não garantem a eficiência, a produtividade e os requisitos que o mercado atual (consumidores, parceiros, investidores etc.) exige.
Assista: Transformando ideias em inovação
5 dicas para transformar ideias em inovação
Transformar uma ideia em uma inovação de mercado não é simples. Uma ideia é apenas o primeiro passo para inovar, o ponto de partida em um processo que envolve diferentes etapas.
Uma ideia inovadora precisa ser desenvolvida, validada, testada, aprimorada e colocada em prática para se tornar uma inovação real e bem-sucedida que possa contribuir para o ecossistema em que a empresa está inserida e para a sociedade como um todo.
Para que uma boa ideia se transforme em uma inovação de fato, alguns passos são essenciais:
1. Entender o mercado
Uma inovação deve atender a uma demanda reconhecida. De nada adianta conceber um novo produto ou serviço se não há interesse neste tipo de solução.
Por isso, é importante conhecer o mercado em que essa novidade será introduzida. Esse processo envolve conversar ou fazer pesquisas junto aos consumidores e potenciais clientes, entender suas dores e desejos para avaliar a potencial demanda.
2. Construir a solução ideal
Coletadas essas informações, o segundo passo é a construção da solução para atender as dores e os problemas identificados. Isso passa por uma série de processos, como o desenvolvimento de protótipos, produto viável mínimo (MVP), validações, busca de parcerias e, acima de tudo, testes.
Ao longo de toda a jornada para tirar a ideia inovadora do papel, é preciso que a solução inovadora seja constantemente monitorada. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria e adaptações que podem ser feitas para chegar ao formato ideal.
3. Contar com equipe diversa
É claro que, para realizar todas essas etapas, a empresa deve contar com uma equipe qualificada. Para além da qualificação, a diversidade do time também é importante, contando com pessoas com diferentes competências, experiências, formações e visões de mundo. Todos esses aspectos impactam na forma como a solução é desenvolvida e pensada para o mercado.
4. Buscar recursos
O capital é outro ponto indispensável. Para desenvolver a inovação e levá-la para o mercado, é necessário investimento. Esse financiamento pode vir de fontes diversas, incluindo investidores, sócios, aceleradoras e programas governamentais.
A captação de recursos é apenas uma parte do trabalho. Eles também precisam ser bem administrados para potencializar o crescimento da empresa.
5. Gerar impacto positivo
Como vimos, uma inovação bem-sucedida é aquela que gera impactos (sociais, ambientais e econômicos) positivos. Não só para a empresa em si e para o mercado, como também para a comunidade ao seu entorno e para a sociedade.
Nesse sentido, deve-se avaliar e mensurar o impacto que a inovação traz ou pode trazer, para garantir que ela resolve, de fato, um problema real e oferece uma solução viável, sustentável e responsável.
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