A crise climática global vem gerando transformações que impactam diretamente a indústria. A ascensão do ESG guia as políticas das organizações, moldando também a postura dos investidores e dos próprios consumidores.
A seguir, vamos entender por que a responsabilidade ESG é tão importante e o que as empresas podem fazer para impulsionar essas ações. Boa leitura!
Por que ações ESG são estratégicas para sua empresa
O cenário político e econômico, tanto no Brasil quanto no exterior, tem levado a uma transformação na indústria em relação a temas como responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. O mercado e público consumidor estão cada vez mais atentos aos produtos que consomem e o impacto que eles geram.
Não à toa, pesquisas mostram que uma parcela considerável das pessoas está disposta a pagar mais por produtos que consideram mais responsáveis do ponto de vista socioambiental. Portanto, as empresas que se posicionarem bem neste cenário terão um diferencial competitivo importante.
E vale dizer que não se trata apenas de uma questão de consumo. Em todo o mundo estão surgindo políticas industriais e econômicas que vêm guiando os cenários globais – e que estão sendo, aos poucos, implementadas no Brasil. E as empresas que não se posicionarem agora podem ficar para trás.
Para as organizações, o resultado desta preocupação vai além dos ganhos financeiros. As questões humanas, sociais e ambientais também são impactadas positivamente.
A indústria, como agente importante da sociedade, possui papéis e responsabilidades a assumir. As empresas podem entender isso como uma oportunidade, e não uma limitação, ajudando a trazer melhores resultados e a tornar o negócio mais sustentável financeiramente.
Os grandes jogadores já sabem disso. A pesquisa ‘ESG Market Navigator’, feita pela Bloomberg Intelligence, mostra que 55% dos executivos veem o ESG como uma prioridade. Do lado dos investidores isso também é latente: 85% deles querem aumentar seus investimentos em ESG nos próximos anos.
E um dos motivos é justamente o retorno financeiro. Cerca de 90% dos investidores afirmaram que investir em ESG pode trazer um retorno acima do resto do mercado.
Leia mais: A importância da sustentabilidade na cadeia de valor
3 práticas de responsabilidade ESG para adotar
Existem diversas ações ESG que as empresas podem adotar para melhorar seu desempenho e seu posicionamento de marca. Isso abrange desde as ações mais simples, como destinação correta de resíduos, a programas de retorno à comunidade, passando pelo uso de fontes de energia renováveis, por exemplo.
No entanto, algumas práticas têm um impacto maior em termos de responsabilidade ambiental e social, e inclusive podem facilitar que a empresa receba investimentos e aumente acesso a mercados por conta da sua estratégia ESG. Destacamos algumas:
Rastrear a cadeia de fornecimento
A responsabilidade ESG não é só uma medida interna da empresa. É preciso garantir que as parcerias comerciais também estejam alinhadas aos mesmos preceitos – o que inclui seus fornecedores.
E não se trata de uma questão apenas de compliance, mas também de visão de negócio, e da cultura das empresas. Mecanismos como código de conduta para parceiros e o estabelecimento das expectativas das partes no contrato celebrado entre elas devem ser considerados.
Priorizar parceiros locais
Em complemento à ação anterior, é importante que as empresas busquem parceiros locais. A ideia é gerar mais retorno para a própria região em que o negócio está inserido, além de ganhos indiretos como a redução de gastos e da emissão de gases do efeito estufa em função dos deslocamentos menores.
Investir em negócios sustentáveis
A possibilidade de contar com parceiros que sejam ponte entre negócios regionais sustentáveis e grandes empresas é outro aspecto relevante para a responsabilidade da ESG.
O que se busca é impulsionar iniciativas com potencial transformador, seja dentro de empresas que querem se engajar em pautas ligadas à sustentabilidade, seja em startups que podem fornecer a inovação necessária para isso.
Existem iniciativas nessa direção, como é o caso do Amazônia Business Club, mecanismo integrado à Jornada Amazônia.
Como o Amazônia Business Club ajuda na conexão com negócios sustentáveis
O Amazônia Business Club é um mecanismo de relacionamento e engajamento para empresas que queiram se posicionar de uma maneira estratégica nas questões ligadas ao clima, impacto positivo e à economia verde. Isso inclui empresas inovadoras, codesenvolvedoras e investidoras visionárias.
Impulsionado pela realização da COP 30 na cidade de Belém, em 2025, o Amazônia Business Club foi criado para guiar as empresas no caminho do posicionamento estratégico frente a esses temas.
O Amazônia Business Club é um clube de relacionamento oferecido por empresas financiadoras com coordenação e execução da Fundação CERTI. Os negócios interessados podem fazer parte desta iniciativa de forma gratuita, tendo acesso a serviços e benefícios exclusivos.
Entre os serviços, existem três pilares principais:
- Letramento: trata-se de relacionar conteúdos relevantes, as últimas notícias e cases de referência do setor com a expertise do clube em pesquisa e inovação, lançando um olhar analítico sobre os temas. Isso envolve newsletter, treinamentos, posts no blog e eventos online e presenciais.
- Relacionamento: o clube oferece um serviço de especialista dedicado para acompanhar a jornada de cada empresa dentro do mecanismo. Há reuniões periódicas para entender a empresa, seus interesses de impacto e inovação e os desafios que ela enfrenta para se engajar nessas questões. A partir disso buscam-se soluções dentro do ecossistema de inovação para ajudá-la a realizar seus objetivos. O que inclui o além do hunting e matchmaking com startups que possam fazer negócio com essa empresa, a aproximação com Institutos de Ciência e Tecnologia, Universidades, Organizações Dinamizadoras para a base da cadeia e outros atores relevantes do ecossistema de impacto e inovação.
- Conexão: ao encontrar soluções que fazem sentido para as empresas, o Amazônia Business Club facilita a conexão, a comunicação e a interlocução entre as partes até que a parceria deslanche. Neste pilar, a realização de eventos também é importante, buscando promover o networking entre os agentes do ecossistema de inovação.
Investimento e codesenvolvimento
Para que tudo isso seja possível, a Jornada Amazônia é fundamental. A iniciativa é a principal fonte de acesso à comunidade de startups, com perfis e negócios diferentes, e parceiros institucionais para o Business Club. Isso permite ao clube encontrar as melhores opções de investimento e codesenvolvimento, bem como outras oportunidades para cada empresa.
Um dos grandes diferenciais do Amazônia Business Club é o atendimento personalizado a cada empresa, buscando entender os desafios e encontrar oportunidades.
Nesse sentido, impacto é palavra-chave. As empresas que entram para o clube terão acesso a uma rede de relacionamento e portfólio de startups selecionadas, criando o potencial de ampliar impactos positivos gerados. Isso vale tanto para alcançar suas metas de ESG quanto para se posicionar dentro do ecossistema de impacto e da sustentabilidade.
Conheça o Amazônia Business Club e como fazer parte deste ecossistema!