A Floresta Amazônica representa uma das maiores riquezas que o Brasil possui, guardando um potencial de fazer o País se destacar na economia global nos próximos anos. Mas para tornar isso realidade é preciso preservá-la e qualificar as cadeias produtivas da região.
Isso é possível por meio da inovação com foco na bioeconomia. Fomentar negócios de impacto, que trazem soluções inovadoras e capazes de valorizar a floresta, é a chave para o Brasil dar este salto adiante.
A Jornada Amazônia atua diretamente nessa missão. Estruturada em diferentes programas, a iniciativa busca desenvolver e fomentar ideias inovadoras e negócios que causem impacto positivo na floresta. Conheça mais sobre nós nesse post!
Jornada Amazônia e o propósito de aliar desenvolvimento e floresta em pé
A Jornada Amazônia foca no desenvolvimento de empreendimentos de impacto com potencial para gerar resultados socioambientais positivos na região amazônica a partir da inovação.
O objetivo é fomentar iniciativas que tornem a floresta mais valiosa em pé do que derrubada, bem como valorizar as comunidades locais, preservando seus saberes e fazeres.
Para isso, a Jornada Amazônia atua na construção de um ecossistema de inovação na região voltado à bioeconomia. Um ambiente que fortaleça produtos, serviços e modelos de negócios sustentáveis e baseados na sociobiodiversidade amazônica.
Imersos neste contexto, startups e empreendedores com propostas inovadoras e alinhadas a esses preceitos podem conectar-se a diferentes atores e programas que ajudam a transformar boas ideias em negócios de sucesso: incubadoras, aceleradoras e outros mecanismos de apoio a esses empreendimentos inovadores.
Além de fortalecer esses mecanismos que atuam com startups para sua melhoria e tração, a Jornada Amazônia difunde a cultura empreendedora para ampliar, de modo crescente, o pipeline de startups inovadoras, permitindo sua escalabilidade e tornando a floresta em pé mais competitiva.
Dentro desse ecossistema, as empresas podem dar seus primeiros passos para a inserção no mercado. A Jornada Amazônia atua desde o fomento e apoio ao desenvolvimento de novos negócios, até o seu fortalecimento e networking com investidores e possíveis parceiros e clientes.
Leia mais: Jornada Amazônia: o que é? Tudo que você precisa saber!
Impacto empreendedor na Amazônia: como a Jornada apoia a criação de novos negócios
Para alcançar os objetivos propostos, a Jornada Amazônia é estruturada em três programas distintos.
O Programa Gênese é voltado ao despertar de novos talentos inovadores. Trata-se de fomentar a cultura da inovação na região e alimentar o ecossistema com informações sobre empreendedorismo de impacto e bioeconomia.
Assim, futuros empreendedores alcançam os conhecimentos necessários para gerar soluções transformadoras.
O Gênese é oferecido em três formatos, todos gratuitos:
- Síncrono: com ciclos temáticos semanais e uma metodologia gamificada, com os participantes interagindo em uma comunidade online;
- Assíncrono: uma formação com módulos de conteúdos em diversos formatos;
- Workshops intensivos: presenciais ou online.
O programa é voltado para pessoas maiores de 16 anos que residam nos estados da Amazônia Legal.
Originação de novos negócios na Amazônia
O Sinapse Bio é outro dos três programas principais da Jornada Amazônia. Voltado para empreendimentos em estágio de pré-incubação, seu objetivo é estimular a criação de negócios de impacto focados na bioeconomia e com potencial para gerar valor para a floresta em pé.
Neste programa, o horizonte é transformar as boas ideias em empreendimentos de fato. Para isso, oferece capacitação, suporte e recursos financeiros para que as empresas se estabeleçam.
O Sinapse Bio está aberto para qualquer pessoa com mais de 18 anos, além de MEs e EPPs.
Fortalecimento de negócios na Amazônia
Por fim, temos o Programa Sinergia. Aqui, a Jornada Amazônia concentra-se em melhorar a performance de empresas que já estão em operação, tornando-as mais competitivas.
A ideia é fortalecê-las para que possam sobreviver no mercado. Isso se dá a partir da promoção de conexões com especialistas, investidores, dinamizadores e possíveis parceiros de negócios. Além da criação de planos de ação individualizados e customizados às necessidades de cada negócio.
Podem participar do Sinergia negócios com CNPJ constituído e/ou em operação nos estados da Amazônia Legal.
Para ajudar a medir o impacto dessas iniciativas no fomento a negócios da bioeconomia na região, a Jornada Amazônia estabeleceu indicadores, que são mensurados e avaliados periodicamente.
3000 mil talentos capacitados até 2025
Por meio do Programa Gênese, a Jornada Amazônia já capacitou e certificou mais de 900 talentos até março de 2024. Até 2025, a meta é chegar a 3 mil pessoas, tendo também um olhar para a diversidade de gênero.
Com preponderância de estudantes do ensino técnico, universitários e pós-graduandos da Amazônia Legal, estes talentos são estimulados para a inovação e à criação de soluções que gerem valor para a floresta em pé. Tudo isso com destaque para a colaboração e fomento à cultura inovadora.
71 novos negócios apoiados na chamada de 2023
Já com o Programa Sinapse, a Jornada apoiou a criação e a estruturação de mais de 70 startups. Até 2025, o objetivo é chegar aos 200 negócios apoiados.
Aqui o olhar de diversidade também está presente. Durante as inscrições em 2023, foram mobilizados 22 estados brasileiros e mais de 110 municípios. Entre os 71 selecionados, destaca-se a participação de mulheres: mais de 40% dos empreendedores são do gênero feminino. Além disso, muitas dessas pessoas inovadoras são oriundas de comunidades tradicionais, incluindo ribeirinhos, quilombolas e povos originários.
Com estímulo financeiro, além da capacitação, suporte e conexões relevantes, o Sinapse ajuda a fortalecer a bioeconomia na Amazônia e a competitividade da floresta em pé, com respeito às práticas e conhecimentos das comunidades locais.
22 startups da bioeconomia qualificadas em 2023
Com o Programa Sinergia, a Jornada Amazônia selecionou na chamada de 2023, 22 startups com soluções relevantes para a bioeconomia, abrangendo 14 estados. Até 2025, o número de negócios que passarão pelo apoio do programa chegará a 100.
As empresas abrangem os mais diversos segmentos, levando inovação e sustentabilidade para as mais diversas cadeias produtivas da Amazônia. Entre os setores, fazem parte:
- Alimentos e bebidas;
- Cosméticos, perfumes e pigmentos;
- Arte, moda e acessórios
- Educação
- Madeira e móveis
- Logística
Essas empresas tiveram auxílio personalizados, de forma a encontrar soluções específicas para suas particularidades e metas. O resultado: o aumento da geração de impacto positivo na Amazônia. Além disso, o programa tem um portfólio que conta com mais 38 startups que já receberam apoio em edições passadas do Sinergia.
O Sinergia também auxilia na evolução e no fortalecimento desses negócios a partir das conexões com o mercado e outros atores relevantes do ecossistema de impacto da Amazônia.
Conheça a Plataforma Jornada Amazônia, saiba mais sobre os programas e venha fazer parte dessa comunidade!