A sustentabilidade é ponto central para o sucesso da maioria dos empreendimentos no mercado atual. As demandas de clientes, parceiros e empresas – e, por que não, da sociedade como um todo – fazem com que a preocupação com temas socioambientais seja trazida para o cerne das organizações.
É neste cenário que crescem os negócios sustentáveis, empresas que buscam equilibrar fatores sociais e ambientais com seus objetivos econômicos e mercadológicos. O objetivo é gerar uma situação “ganha-ganha”.
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O que são negócios sustentáveis?
Negócios sustentáveis são aqueles que conciliam três frentes fundamentais:
- Social: trata do respeito à dignidade e aos direitos dos seus trabalhadores e das comunidades afetadas por suas atividades.
- Econômica: o negócio deve ser economicamente viável e sustentável do ponto de vista financeiro. Isso vale também para o lado do consumidor, isto é, o produto ou serviço ofertado deve ser acessível.
- Ambiental: refere-se a práticas sustentáveis nas suas rotinas. Isso envolve as medidas para redução da pegada de carbono da empresa, gestão eficiente dos recursos hídricos e redução de combustíveis fósseis.
Vale notar que, via de regra, os negócios sustentáveis possuem como foco principal a resolução de um problema ou necessidade socioambiental.
Essas empresas atuam dentro da lógica de mercado – ou seja, buscam o lucro –, mas de uma forma que preserve o meio ambiente e o bem-estar das pessoas ao longo da cadeia de valor da empresa.
Para garantir esses efeitos positivos, outra característica dos negócios sustentáveis é o monitoramento dos impactos das suas atividades. A ideia é entender se os objetivos estão sendo alcançados com respeito aos preceitos socioambientais.
Quais os benefícios que negócios sustentáveis oferecem?
As ações colocadas em prática por negócios sustentáveis buscam alcançar o equilíbrio entre as três questões principais. Importante dizer, aliás, que esse alinhamento entre objetivos econômicos e a preocupação social e ambiental estão diretamente ligados à agenda ESG.
Dito isso, as vantagens dos negócios sustentáveis são muitas. Para o empreendedor, podemos destacar:
- Diferencial competitivo, com soluções alinhadas a uma demanda crescente de mercado, tanto por parte de consumidores, empresas, investidores e até mesmo governos.
- Inovação, pois a sustentabilidade anda de mãos dadas com a inovação tecnológica. Novos modelos de negócios sustentáveis exigem novas soluções. E isso impacta na geração de empregos, no crescimento e competitividade das empresas.
Olhando para fora do negócio, podemos observar alguns ganhos importantes, como:
- Preservação do meio ambiente, a partir do uso consciente dos recursos naturais, redução das diferentes formas de poluição e medidas de proteção/restauração ambiental.
- Maior qualidade de vida das comunidades afetadas, permitindo acesso a água e ar limpos, oportunidades e renda.
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Qual o cenário brasileiro para negócios sustentáveis?
Segundo o estudo Bioeconomia e a Indústria Brasileira, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para se tornar uma potência na área, Brasil precisa avançar em três frentes:
- Regulamentação e políticas públicas;
- Inovação;
- Investimento.
Diante da diversidade dos nossos biomas (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, entre outros) e de atividades como a bioprospecção, setores como de alimentos, de cosméticos e de medicamentos podem avançar muito nesta nova realidade.
Como um exemplo das possibilidades que podemos alcançar, a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) estimou que a biotecnologia industrial – que está dentro da bioeconomia – pode somar US$ 53 bilhões ao PIB basileiro anualmente em apenas vinte anos. A esse valor, deve se somar uma estimativa de US$ 9,5 bilhões em impostos arrecadados.
Porém, embora o número seja expressivo, ele ainda fica aquém das potencialidades do Brasil, país que possui a maior biodiversidade do planeta. Para efeito de comparação, a bioeconomia já movimenta mais de €2 trilhões na União Europeia, com milhões de empregos gerados.
Como desenvolver um negócio sustentável?
Para alcançar seus objetivos nas frentes econômica, social e ambiental, é preciso que os negócios sustentáveis consigam ir além de medidas rotineiras, como separar seus resíduos ou reduzir o uso de recursos do dia a dia.
As mudanças devem ser estruturais e estruturantes na empresa e em toda sua rede (fornecedores, clientes, comunidades etc.). Destacamos alguns exemplos de ações:
- Desenvolver um produto ou serviço que resolva uma demanda ambiental: como vimos, isto é uma das principais características de negócio sustentáveis.
- Fazer parcerias com comunidades locais para compra de insumos: medida ligada ao aspecto social, gerando oportunidade, renda e inclusão das pessoas afetadas pelas atividades da empresa.
- Escolher matéria-prima sustentável para a produção: o ideal é,s empre que possível, evitar combustíveis fósseis e insumos que tenham relação com práticas que atentem contra os princípios socioabmientais (desmatamento, trabalho análogo à escravidão etc.).
- Participar de programas de aceleração: novas ideias precisam de suporte para sair do papel. Programas de aceleração ajudam empreendedores e startups a validarem sua solução e seu modelo de negócio, além de promover networking e capacitação.
- Buscar investidores: a ajuda também deve ser financeira. Muitas empresas, sobretudo as que estão começando, enfrentam dificuldades de captar recursos. Por meio de iniciativas como os próprios programas de aceleração, é possível expor as ideias para possíveis investidores e conseguir o que falta para escalar o negócio.
Importante notar que essas dicas são válidas tanto para negócios que já surgiram sustentáveis (ou que estão surgindo) quanto para empresas tradicionais que querem tornar sua operação mais sustentável.
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