O aporte de capital em empreendimentos de impacto é um passo fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação na Amazônia.
É a partir da atração de investimentos que startups inovadoras conseguirão superar os desafios de cada etapa que atravessam até se firmarem como negócios rentáveis e que contribuem para gerar valor e competitividade para a floresta em pé.
Nesse sentido, o conceito de capital evolutivo, criado pela Jornada Amazônia para o Sinergia Investimentos, é muito importante. Trata-se de entender as necessidades e momentos de cada empresa para fornecer exatamente o suporte que elas precisam para se destacar.
A seguir, vamos conhecer melhor esse conceito e a aplicação dentro da Jornada Amazônia. Acompanhe!
O que é capital evolutivo?
Capital evolutivo é o investimento inteligente, que é capaz de multiplicar o impacto e expandir as capacidades dos negócios e ajudá-los a gerar tração.
O foco é o estímulo a empresas inovadoras na região amazônica com a promoção de novas conexões de valor, integrando atores do mercado, indústrias e investidores. A ideia é contribuir na jornada dos empreendedores de modo a potencializar suas empresas, expandindo a capacidade inovadora do negócio.
O capital evolutivo é conectado com o conceito de smart money e parte da compreensão de que as startups evoluem de formas diferentes, e o capital precisa estar adaptado a cada momento estratégico dos negócios.
Sendo assim, o que se busca é que as startups se identifiquem com uma proposta que seja adequada ao momento em que elas se encontram, de forma encontrar recursos – e parceiros – que ajudem o negócio de acordo com suas necessidades.
Leia mais: Como captar o melhor recurso para minha startup?
Como a Jornada Amazônia está usando essa abordagem?
Pensando em desenvolver o capital evolutivo, a Jornada Amazônia criou o Sinergia Investimentos. Trata-se de um programa de aceleração que combina investimento financeiro e apoio técnico (mentorias, networking etc.) para impulsionar startups que estão na fase de evolução.
O Sinergia Investimentos é dividido em quatro fases:
- Inscrições: inscrição das startups.
- Seleção: etapa de entrevistas e avaliações das startups inscritas.
- Imersão: aprofundamento com 10 a 12 startups nos temas Mercado, Produto, Finança, Investimento e Pessoas. Também é feita a elaboração de um memorando de investimento.
- Aceleração: ciclo de apoio com cinco startups selecionadas e investimento nas empresas. São realizadas rodadas de negócios e workshops com investidores.
O programa é apoiado por uma série de parceiros. A aceleração é realizada em parceria com duas aceleradoras: a Darwin Startups e a Amazônia B.
O investimento, por sua vez, é capitaneado por indústrias ou outras corporações que atuam nas cadeias da bioeconomia ou que busquem soluções para atacar novos horizontes. O papel dos parceiros investidores é estimular a diversidade e a perenidade de startups da bioeconomia e aportar um capital evolutivo nos negócios.
A Fundação CERTI colabora com a perspectiva da criação e inserção em um ecossistema de inovação. Isso ocorre tanto com a indústria, que ajuda as startups a crescerem, e também com a conexão com atores desse ecossistema e capital. Os recursos financeiros são geridos pela CVentures, um braço de gestão de ativos do ecossistema da CERTI, de modo a garantir a segurança jurídica dos contratos de investimento, valuation e marcação de ativos, fornecendo todo apoio até o momento de desinvestimento da empresa.
Um programa para negócios prosperarem
O Sinergia Investimentos se apresenta em uma fase mais avançada da Jornada Amazônia, em que o negócio apoiado já possui uma certa maturidade estratégica
Essa maturidade pode ser tanto em relação ao mercado, onde a empresa já está tracionando e precisa de ajuda para crescer e se tornar mais resiliente; ou a alguma ideia inovadora, cuja concretização no mercado não seja tão simples, seja por questões regulatórias, tecnológicas, de capacitação etc.
“O capital evolutivo é o que permite a essas startups mais avançadas em maturidade obter o que precisam para se tornarem um negócio que seja viável e prospere. Para isso, o Sinergia Investimentos volta-se para empresas com grande potencial inovador ou com maior capacidade de gerar impacto na região amazônica e competitividade para a floresta”, define Marcos Da-Ré, diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, à frente da Jornada Amazônia.
Existem quatro segmentos centrais no Sinergia Investimentos: Alimentos e Bebidas, Cosméticos e Química Verde. Além disso, o programa de aceleração foca também nas empresas de tecnologia transversal, que são inovações com capacidade de gerar valor para uma ou mais cadeias da região – e que podem perpassar esses três segmentos principais.
O que o Sinergia Investimentos oferece para startups?
Como vimos, o Sinergia Investimentos vai além da contribuição financeira. Ele disponibiliza conhecimentos e conexões fundamentais para que os negócios possam evoluir e se destacar.
A ideia é que a indústria e os parceiros ajudem ativamente o negócio a se desenvolver, seja com o codesenvolvimento de produto, validação de mercado, aproximação com atores do ecossistema, entre outros apoios. Para isso, o processo de aceleração é dividido em sprints temáticos coletivos e também individualizados para cada startup.
Todos esses elementos desempenham um papel vital no desenvolvimento de soluções mais precisas pelas empresas, atenuando os riscos inerentes a cada etapa do seu crescimento.
O diferencial dessa iniciativa é a combinação entre conceito inicial do Programa Sinergia, da Jornada Amazônia, com a possibilidade de agregação ao ecossistema, apoios e realização de mentorias. Porém, com uma participação mais intensa dos parceiros no sentido da obtenção de retorno do capital investido.
O Programa Sinergia é voltado para apoiar negócios inovadores que possam contribuir positivamente para a bioeconomia na Amazônia. A iniciativa busca fortalecer essas empresas, criando conexões de valor e fornecendo o suporte para atender às principais necessidades do negócio.
Conheça o Sinergia e veja como participar!