fbpx

Fortalecemos
seu negócio para
gerar ainda mais
impacto positivo
para a Amazônia

Promovemos conexões relevantes com investidores e parceiros de mercado para impulsionar a competitividade das negócios que geram valor para a bioeconomia da Amazônia

A transformação da startup é o que nos move!

O Sinergia é um programa estruturado para apoiar negócios inovadores, cujas soluções apresentem potencial para contribuir positivamente com a bioeconomia da região Amazônica e para a competitividade da floresta em pé.
 
O programa oferece um apoio customizado, com objetivo de fortalecer o negócio, através de conexões de valor e suporte especializado de mentorias para resolver os principais gargalos e dores do negócio.

Quem pode participar

Negócios com CNPJ constituído e/ou em operação nos estados da Amazônia Legal, que gerem valor para a Floresta Amazônica através de produtos, serviços ou tecnologias e, preferencialmente, que já estejam realizando as primeiras vendas e validando seu modelo de negócios ou em estágio de tração.

Benefícios

Diagnóstico direcionado

Analisamos os desafios e oportunidades de cada negócio para orientar o apoio e as prioridades de ação.

Startup Centered Design

 Oferecemos apoio direcionado para que as necessidades de cada negócio sejam o centro do processo.

Conexão com o mercado

Promovemos conexões estratégicas com grandes empresas e startups, investidores e dinamizadores do ecossistema (aceleradoras, financiadores, dentre outros parceiros).

Mentorias especializadas

 Contamos com profissionais relevantes do ecossistema de inovação e de impacto do Brasil para auxiliar as startups a crescerem rapidamente e a superarem os desafios.

Rede de Negócios da Jornada Amazônia

Ao passar pelo SINERGIA você fará parte de uma comunidade de negócios, e terá acesso a oportunidades de conexão com mercado, investidores e dinamizadores do ecossistema para sempre!

Etapas do programa

Período de inscrição: 27/11/23 a 18/02/24;
Etapa de avaliação: 19/02 a 11/03/24;
Divulgação das 40 startups selecionadas para a fase 2 (banca de pitch): 11/03/24;
Banca de Pitch: Realização de reuniões online entre 12/03/24 a 12/04/24
Anúncio dos selecionados para a fase 3: até 15/04/2024
Aplicação do diagnóstico para 20 startups: 16/04 a 24/05/24;
Resultado final: até 31/05/24
Período de suporte e acompanhamento: 03/06 a 31/10/24;

FASE DE SELEÇÃO

Etapa 1
INSCRIÇÕES

Os negócios inscritos serão avaliados por uma banca de avaliadores nos aspectos Mercado, Equipe, Competitividade e Impacto, e destes 40 negócios serão selecionados para a etapa seguinte.

Etapa 2
BANCA DE PITCH

Os negócios selecionados  passarão por uma banca de avaliação de pitch deck em que serão avaliados os critérios Time, Mercado, Solução, Capital e Impacto. 

Serão selecionados 20 negócios para a etapa de diagnóstico e mais 5 negócios suplentes.

Etapa 3
DIAGNÓSTICO

Os 20 negócios selecionados passam por uma entrevista com a equipe para compreender os pontos fortes, oportunidades de melhorias, principais gargalos e competitividade. O diagnóstico tem a função de entender as potencialidades e sinergias de cada startup para que possamos preparar o apoio customizado para cada negócio.

conheça
os Alvos
de Inovação
na Amazônia.

Conexões para
negócios que
crescem junto
à floresta

O seu negócio no centro do processo

A partir de um diagnóstico aprofundado, é traçado um plano de desenvolvimento customizado, considerando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, porém otimizando o tempo dos empreendedores para as atividades que de fato vão trazer resultados.

No Sinergia cada negócio é acompanhado por um Keystone-species (KS). O KS faz referência a um conceito da ecologia que é utilizado para designar o agente construtor de redes e que fortalece o ecossistema. No Sinergia o KS irá acompanhar a startup e ajudar a identificar as necessidade de mercado, de tecnologia, de apoio, e oportunidades de conexões e aprimoramento do negócio.

Os negócios terão direito a MENTORIAS com profissionais relevantes dos ecossistemas empresariais e de inovação do Brasil que possam ajudar as startups a crescer rapidamente. Cada startup terá direito a pelo menos 1 mentor que acompanhará por todo o período do ciclo de suporte.

Durante o ciclo de suporte os negócios terão acesso a CAPACITAÇÕES coletivas com especialistas. As capacitações serão estruturadas para atender os principais gargalos e necessidades levantadas pelos negócios durante a etapa de diagnóstico.

O Candiru Tank é uma oportunidade para as startups apresentarem seu pitch para uma banca de mentores e testarem a consistência do modelo de negócio, as estratégias e direcionamentos adotados. Ao final, recebem feedbacks dos mentores e podem ajustar seus planos para a próxima etapa: a apresentação no Serendip Day.

O Serendip Day é o evento final do Sinergia, e tem como principal objetivo gerar conexões entre as startups e o mercado, tais como investidores, grandes empresas, instituições nacionais e internacionais. O objetivo é fomentar trocas entre os participantes e gerar oportunidades de negócios ou investimentos e criar conexões com outras empresas, agentes do ecossistema de empreendedorismo e de inovação da bioeconomia.

Ao passar pelo programa, a startup passa a fazer parte da Comunidade Jornada Amazônia, uma ampla rede formada em torno da bioeconomia e das oportunidades da conservação da floresta em pé, composta por startups, grandes empresas interessadas em fazer negócios na biodiversidade, mentores, instituições como incubadoras e aceleradoras. A Comunidade conta com uma programação que favorece o networking e o contato próximo amplia as conexões.

Sinergia para sempre!

DEpoimentos

Belterra
Belterra@belterraagroflorestas
Leia mais
O Programa Sinergia teve um grande impacto na Belterra, especialmente na avaliação da maturidade do negócio e no mapeamento dos principais desafios de crescimento. Outro aspecto muito relevante foram os mentores. Tivemos um progresso no desenvolvimento de um roteiro para fortalecer a governança, o mapeamento de riscos e compliance. A Belterra saiu muito mais forte e qualificada para a jornada de crescimento que nos aguarda.
DCO Sustentável
DCO Sustentáveldcosustentavel
Leia mais
O programa Sinergia representou um marco no desenvolvimento do DCO Sustentável. Validamos estratégias, segmentos de clientes e mercados e, apesar de não ser um programa de aceleração, acelerou algumas definições em relação ao processo de produção e estratégia, por exemplo, com mentorias e conexões que nos apoiaram na tomada de decisões importantes para o nosso negócio
Manioca
Maniocamaniocabrasil
Leia mais
O Sinergia foi um dos melhores programas que a Manioca participou. Eles foram sensíveis em entender nosso momento e propuseram soluções extremamente adequadas às nossas reais necessidades, aumentando nosso network para expandir no mercado e encontrar soluções industriais que nos permitissem escalar com mais produtividade
Anterior
Próximo

Assista os bastidores
do Sinergia e como ele
impulsiona negócios!

Quem faz o Sinergia

Perguntas frequentes

Não, não somos um programa de aceleração. O Sinergia é voltado para negócios que estão no estágio de validação, organização do negócio ou tração, sendo inclusive, aberto para aqueles que estão ou já foram acelerados/incubados. Nosso propósito no Sinergia é multiplicarmos seus esforços para aumentar a sua competitividade. Além das capacitações e mentorias, buscamos garantir conexões relevantes com organizações de altíssimo nível para ajudar a alavancar o seu negócio e sua prontidão para receber investimentos. Também te colocamos em contato com investidores e  grandes empresas, nacionais e internacionais, que desejam investir e/ou fazer negócio na Amazônia. São conexões que valem muito mais do que dinheiro!

Trabalhamos com uma abordagem única e exclusiva que denominamos Startup Centered Design, onde é a startup que define o seu caminho no programa e nós nos adaptamos para acompanhá-la.. Aqui você não perde tempo com o que não é importante para o momento do seu negócio. Você escolhe o que faz sentido para o seu negócio, constrói o seu caminho e nós te damos apoio.

Startups que se inscreveram  nas edições anteriores do Sinergia e participaram apenas da etapa de seleção porém não foram selecionadas podem se inscrever novamente.

Não. Para participar do Sinergia não é necessário estar vinculado a uma incubadora ou aceleradora. Inclusive, caso seja seu interesse participar de um programa de aceleração ou incubação local, nós poderemos te ajudar a conectar a uma das instituições parceiras da Jornada Amazônia.

A primeira etapa é a realização de um diagnóstico individual de cada empreendimento, por meio de entrevistas. Através deste diagnóstico e de acompanhamento individualizado durante todo o programa, identificamos o melhor tipo de apoio, através de trilhas de capacitação, mentorias e conexões que possam contribuir com o desenvolvimento do seu negócio. Todo o suporte é customizado de acordo com suas necessidades.

Sim é gratuito e não haverá custos para as Startups.

Nesta edição do Sinergia, serão selecionadas 30 startups para a realização do diagnóstico e, destas 30, 15 serão selecionadas para um apoio mais direto, através de mentorias, conexões e possibilidade de apoio na aceleração tecnológica.

coparticipação e investimento

parceiro estratégico

Realização e coordenação

Nossos parceiros de jornada

Deixe seu contato!