fbpx Skip to main content

Conexsus e Fundação CERTI realizam em Manaus, nos dias 3 e 4 de junho, o workshop “Inovação e negócios comunitários: Como aproximar e conectar os ecossistemas?”. A iniciativa terá como objetivo a cocriação de diretrizes para iniciativas futuras que busquem promover uma maior conexão entre os ecossistemas de inovação e os negócios comunitários de impacto socioambiental. O Workshop, restrito a organizações convidadas, irá desenvolver um documento de referência para instituições de apoio, negócios comunitários, agentes governamentais e outras entidades orientadas a alavancar o desenho e implementação de soluções inovadoras no campo da sociobioeconomia. 

O evento irá reunir as cooperativas, associações e negócios comunitários de impacto socioambiental da Amazônia em diálogo com instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), centros de ensino, startups, entre outras organizações de apoio.

“Entendemos que diversas soluções inovadoras podem florescer dessa conexão, porém ainda presenciamos no setor poucos casos de relacionamento estratégico e perene entre esses atores. Além disso,  as iniciativas não aterrissam totalmente na realidade das comunidades da Amazônia e de seus empreendimentos”, observa Pedro Frizo, líder do Núcleo Negócios Comunitários e Ecossistemas Regionais da Conexsus.

A bioeconomia florestal, além de atuar como vetor importante de uma economia de baixo carbono, precisa ser inclusiva e sustentável. “Construir a ponte entre pesquisadores e empreendedores da Amazônia, e os saberes ancestrais das comunidades e povos originários é um caminho necessário e importante para conseguirmos a valorização da floresta em pé”, pontua Janice Maciel, gerente de Economia Verde da Fundação CERTI. 

A programação inicia com o painel temático “Quais as experiências em curso para a aproximação dos ecossistemas de inovação e os ecossistemas de negócios comunitários?”. No dia seguinte, ocorre a oficina para cocriação de documento para iniciativas de aproximação entre os ecossistemas de inovação e os ecossistemas de negócios comunitários.