Nos últimos anos, a Amazônia registrou recordes de desmatamento. Embora este ritmo venha diminuindo em 2023, segundo dados do Imazon houve redução de 61% no desmatamento entre os meses de janeiro a outubro de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, a floresta ainda sofre com atividades que destroem boa parte da sua cobertura verde e, como consequência, da sua biodiversidade. Isso sem falar dos prejuízos às pessoas que dependem do bioma.
As mudanças climáticas são uma realidade, portanto, conservar a floresta se tornou um imperativo. E isso vale, inclusive, do ponto de vista econômico.
Estudos mostram que, hoje, a floresta em pé é muito mais lucrativa e atraente quando comparada às atividades que a destroem. Desmatar virou um mau negócio, e a bioeconomia surge como um modelo viável e muito mais sustentável.
O potencial econômico da bioeconomia na Amazônia
Segundo o Banco Mundial, a destruição da Amazônia pode gerar perdas quase trilionárias ao Brasil. Em contrapartida, o País pode agregar bilhões a mais ao seu PIB a partir da bioeconomia e da floresta em pé.
A partir da inovação e do empreendedorismo de impacto, é possível não apenas preservar a Amazônia. Esse novo paradigma permite gerar valor e competitividade para a floresta em pé, ajudar a proteger sua biodiversidade e integrar – econômica e socialmente – povos originários e comunidades tradicionais às cadeias produtivas sustentáveis.
Com um investimento baixo frente ao retorno potencial, a bioeconomia pode ajudar a transformar a região amazônica. Isso envolve a geração de empregos verdes, desenvolvimento econômico sustentável e, acima de tudo, redução do desastre ambiental.
Como a Jornada Amazônia contribui para manter a floresta em pé
A Jornada Amazônia atua no desenvolvimento de um ecossistema de inovação na floresta e no impulsionamento de novos negócios da bioeconomia. Seu objetivo é fortalecer a cultura empreendedora na região e auxiliar empreendimentos de impacto a superar os desafios e tornarem-se aliados ao desenvolvimento sustentável da região.
A Jornada é estruturada em três programas, cada um atendendo as necessidades dos diferentes momentos da trajetória de pessoas empreendedoras.
Preparamos este e-book em que tratamos sobre o potencial da Amazônia preservada para o Brasil e para o mundo. Então, baixe agora o e-book A floresta em pé e a bioeconomia na Amazônia e saiba mais!